A iniciativa “Semear e Cuidar, para reflorestar a Serra da Estrela” convoca as escolas para participarem ativamente no esforço de recuperação do maior parque natural do nosso país, após o grande incêndio deste verão.
A gestão e valorização deste território passa pela regeneração e requalificação dos carvalhais autóctones, fontes insubstituíveis de biodiversidade, de conservação dos solos e recursos hídricos, funcionando como barreiras naturais para a propagação dos grandes incêndios.
A sementeira de bolotas e a manutenção de pequenos carvalhitos em viveiro contribuirá para que, no próximo outono, existam mais árvores autóctones aptas para iniciativas de reflorestação.
Assim, a nossa escola, berço do Dia Mundial da Bolota, juntamente com a associação Guardiões da Serra da Estrela e Município da Covilhã, com a dinamização de alunos dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento, contribuirá para este grande esforço de requalificação ambiental, através da realização de pequenos workshops de sementeira dirigidos a todos os alunos do 3º ciclo.
Atividades:
Workshop de sementeira de bolotas de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) em tabuleiros alveolares.
Visualização de imagens e vídeos de atividades de anos anteriores.