segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje

Esta época de carnaval, excecionalmente não comemorado este ano, tem raízes profundas em tradições milenares, das quais destacamos as "Festas de Inverno" do nordeste transmontano.

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje é o espaço que hoje, véspera de carnaval, divulgamos.



O Museu Ibérico da Máscara e do Traje


O Museu Ibérico da Máscara e do Traje, em Bragança, é um espaço de divulgação das tradições relacionadas com as Máscaras do Nordeste Transmontano e da região de Zamora.





Este museu funciona desde 2007, sendo os seus objetivos principais a dinamização cultural de uma região do interior peninsular e evidenciar um elemento cultural único, as máscaras, presente nas conhecidas “Festas de Inverno”.




As Festas de Inverno são manifestações culturais, transmitidas ao logo dos tempos de forma oral, convertendo-se em costumes, tradições e estilos de vida específicos desta região transfronteiriça.




Incluem rituais milenares, passados de geração em geração, unindo o passado e o presente de forma singular e contribuem para o conhecimento de uma região que ultrapassa as limitações geográficas.




Constituem, inequivocamente, um importante e forte traço diferenciador de uma identidade própria, única, representando, assim, um valioso património cultural que se circunscreve em âmbitos territoriais supranacionais.




Site do museu: Museu Ibérico da Máscara e do Traje


Adaptado de https://museudamascara.cm-braganca.pt/pages/117

Fotografias obtida a partir da galeria de imagens do museu

Sem comentários:

Enviar um comentário