Mas por que razão foi escolhido o dia 10 de junho?
Imagem obtida de
Lê este excerto de uma notícia de 10/06/2017 do Diário de Notícias. Nele encontrarás a resposta!
"O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é assinalado, como tal, desde 1977, depois de, durante a ditadura (...) ter sido o Dia da Raça.
A primeira referência legal que declara "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala" o 10 de junho data de 27 de abril de 1880. É um decreto das Cortes Reais em que o rei D. Luís I acedeu a que se assinalassem os 300 anos da data apontada pelos historiadores para a morte de Luís de Camões, 10 de junho de 1580.
Após a queda da Monarquia e a implantação da República, em 1919, na primeira lista de feriados nacionais elaborada pelo Governo, não aparece ainda o 10 de Junho, mas o decreto 17.171, de 29 de agosto de 1919, consagrava-o como feriado.
Depois do golpe do 28 de maio de 1926, as celebrações passam a ter especial ênfase como Dia da Raça (...).
Imagem obtida de https://www.pensador.com/autor/luis_de_camoes/
Apesar de já ser assinalado pelos portugueses, o Dia de Portugal surge fixado como 10 de junho num decreto-lei de 04 de janeiro de 1952.
A revolução nascida do 25 de Abril de 1974 risca a comemoração do Dia da Raça e o Dia de Camões passa a ganhar relevância - afinal, durante o Estado Novo, os meios oposicionistas utilizaram Camões como "bandeira" e símbolo.
No entanto, só em 1977, por decreto de 04 de março, foi consagrado o novo significado ao 10 de Junho como "representação do Dia de Portugal, como harmoniosa síntese da Nação Portuguesa, das comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e da emblemática figura do épico genial".
Ficava, assim, batizado o "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".
A partir desse ano, 1977, as comemorações oficiais tiveram sede em várias cidades do país, do Porto a Faro, de Portalegre aos Açores."
Acede à notícia na sua versão integral em https://www.dn.pt/portugal/10-de-junho-primeiras-comemoracoes-foram-em-1880-8553575.html
Como notaste, 10 de junho de 1580 é a data provável da morte de Luís de Camões.
Deixamos-vos aqui alguns links para descobrirem mais acerca deste grande poeta.
"Lusíadas, o poema épico de Portugal, escrito pelo poeta oficial da pátria, Luis de Camões, canta a viagem de Vasco da Gama à Índia e a aventura dos portugueses desde a fundação da nação."
Acede a este vídeo em https://ensina.rtp.pt/artigo/a-ilha-dos-amores/
"O poema épico de Luís de Camões surge num momento único da História de Portugal que era preciso exaltar e imortalizar. A narrativa começa "por mares nunca dantes navegados" a descrever o grande feito de Vasco da Gama e dos portugueses que descobriram o caminho marítimo para a Índia."
Acede a este vídeo em https://ensina.rtp.pt/artigo/camoes-e-os-lusiadas/
"Luís Vaz de Camões (1524?-1580) é autor dos Lusíadas, o poema épico sobre as descobertas portuguesas. A importância da sua obra só foi reconhecida após a sua morte. Teve uma vida repleta de dificuldades."
Acede a este vídeo em https://ensina.rtp.pt/artigo/luis-vaz-de-camoes/
Sugerimos-vos ainda os seguintes links:
Instituto Camões https://www.instituto-camoes.pt/
Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2020 http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=177666
Tema proposto pela professora Albertina Leitão.
Sem comentários:
Enviar um comentário