terça-feira, 9 de junho de 2020

10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Comemora-se amanhã o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Mas por que razão foi escolhido o dia 10 de junho? 


Imagem obtida de 

Lê este excerto de uma notícia de 10/06/2017 do Diário de Notícias. Nele encontrarás a resposta!

"O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é assinalado, como tal, desde 1977, depois de, durante a ditadura (...) ter sido o Dia da Raça.

A primeira referência legal que declara "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala" o 10 de junho data de 27 de abril de 1880. É um decreto das Cortes Reais em que o rei D. Luís I acedeu a que se assinalassem os 300 anos da data apontada pelos historiadores para a morte de Luís de Camões, 10 de junho de 1580.

Após a queda da Monarquia e a implantação da República, em 1919, na primeira lista de feriados nacionais elaborada pelo Governo, não aparece ainda o 10 de Junho, mas o decreto 17.171, de 29 de agosto de 1919, consagrava-o como feriado.

Depois do golpe do 28 de maio de 1926, as celebrações passam a ter especial ênfase como Dia da Raça (...).

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.... Frase de Luís de Camões.


Apesar de já ser assinalado pelos portugueses, o Dia de Portugal surge fixado como 10 de junho num decreto-lei de 04 de janeiro de 1952.

A revolução nascida do 25 de Abril de 1974 risca a comemoração do Dia da Raça e o Dia de Camões passa a ganhar relevância - afinal, durante o Estado Novo, os meios oposicionistas utilizaram Camões como "bandeira" e símbolo.

No entanto, só em 1977, por decreto de 04 de março, foi consagrado o novo significado ao 10 de Junho como "representação do Dia de Portugal, como harmoniosa síntese da Nação Portuguesa, das comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e da emblemática figura do épico genial".

Ficava, assim, batizado o "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".

A partir desse ano, 1977, as comemorações oficiais tiveram sede em várias cidades do país, do Porto a Faro, de Portalegre aos Açores."


Como notaste, 10 de junho de 1580 é a data provável da morte de Luís de Camões.

Deixamos-vos aqui alguns links para descobrirem mais acerca deste grande poeta.